1) INTRODUÇÃO
São dois os objetivos que animam o Núcleo de Pesquisa
Civilizações que se cruzam na expansão dos mercados, hábitos que se misturam, percepções que se abrem, imagens produzidas aos bilhões e que voam de um canto a outro da terra num piscar de olhos. Estamos vivendo em meio a uma das revoluções mais profundas que a história já conheceu. E uma revolução disparada justamente por um conjunto de revoluções tecnológicas, reordenações sociais e do pensamento que permitiram a construções de mecanismos de comunicação e cooperação extremamente potentes e complexos. E não há, aparentemente, setor da vida social que escape à força reorganizadora dessa revolução: imprensa, mercado consumidor, produção e divulgação cultural, novas formas de organização dos Estados e sociedades civis. Estamos em vias de redefinição dos mecanismos e funções desenvolvidas por todos esses setores. Não havendo outra ferramenta de resistência e participação ativa nesse processo que não a educação e o pensamento, comecemos já!
2) FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Dado o caráter multidisciplinar desse problema, os alunos terão a oportunidade de conhecer e estudar um vasto leque de teorias da cultura e do fenômeno contemporâneo da comunicação. Não há como deixar de fora estudos históricos que dêem conta dos processos que conduziram à formação de economias e sociedades globalizadas, assim como dos conteúdos culturais desenvolvidos nesses processos. Da mesma maneira, o contato com correntes filosóficas contemporânea é indispensável se queremos desenvolver no aluno a capacidade de, no futuro, inventar conceitos necessários à compreensão e intervenção, prática e ética, no mundo. A multiplicidade de correntes e sistemas de pensamento a serem utilizadas nesse projeto ficará mais visível através do conteúdo programático e de uma apreciação da bibliografia.
3) METODOLOGIA
O NUPECOM terá como principal sistemática de trabalho a formação de Grupos de Leitura, cuja bibliografia, metodologia de trabalho e cronograma são definidos pelo professor orientador. Tais Grupos de Leitura devem ter claro que o trabalho do NUPECOM é um auxiliar da formação já proporcionada pelo Curso de Comunicação Social, para que o aluno não se sinta pressionado ou prejudicado nas demais leituras, trabalhos e reflexões necessários as demais disciplinas do curso. Nessas ocasiões, serão apresentadas pelo professor orientador a lógica e relevância dos textos estudados, num processo de construção de uma lógica geral (lógica dos sistemas abertos) das relações entre comunicação e cultura nas sociedades contemporâneas. Os alunos também serão estimulados a escrever, quer para começar a desenvolver uma cultura de organização e sistematização das idéias na condução de pesquisas, quanto para ser capaz, ao término de sua participação no programa, de um artigo científico. É importante que os diversos Grupos de Leitura possam dispor de uma publicação temática ao término de cada ciclo de trabalhos. Também fará parte das atividades dos grupos assistir a filmes representativos da rica cultura moderna e contemporânea, ir a exposições e acontecimentos culturais de nossa cidade.
4) BIBLIOGRAFIA INICIAL
BARBERO, J. Martin. Processos de Comunicación y Matrices de Cultura. Barcelona: Gustavo Gili, 1989.
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________________. Contrafogos: táticas para enfrentar a invasão neoliberal. Rio de Janeiro: Ed. Zahar, 1998.
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MAFFESOLI, Michel. Sobre o nomadismo. Rio de Janeiro: Record, 2001.
MARCUSE, Herbert. Cultura e sociedade, vol 1 e 2. São Paulo: Paz e Terra, 1998.
MORAES, Denis de (org.). Globalização, Mídia e Cultura Contemporânea. Campo Grande, Letra Livre, 1997. Idem - Por uma outra comunicação. Rio de Janeiro, S.Paulo: Editora Record, 2003.
ORTIZ, Renato. Mundialização e Cultura. 2. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.
RIBEIRO, Darcy. Os brasileiros: 1. teorias do Brasil. Petrópolis: Vozes, 1978.
______________. Configurações histórico-culturais dos povos americanos. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1975.
______________. O processo civilizatório: etapas da evolução sociocultural. São Paulo: companhia das Letras, 1997.
STIGLITZ, Joseph. A globalização e seus malefícios. São Paulo: Futura, 2002.
TARDE, Gabriel. A opinião e as massas. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
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