sábado, 1 de maio de 2010

ANAIS - INICIAÇÃO CIENTÍFICA - 2010.1

APRESENTAÇÃO


Um encontro de Iniciação Científica é um dos eventos mais importantes da produção acadêmica de um curso de graduação. Nesse momento, vemos o quanto o processo de construção do conhecimento se disseminou pelos alunos tomando corpo em trabalhos científicos (artigos, projetos de pesquisa e monografias), assim efetivando a tarefa de tornar o conhecimento democrático e participativo. É na atividade de pesquisa que o pensamento faz seu trabalho mais nobre e exigente. É só quando nos livramos do “peso” do cotidiano que conseguimos pensar e, dessa forma voltamos mais enriquecidos para os desafios desse mesmo cotidiano. Espero que tenhamos contribuído para criar um espaço de resistência contra esse “peso”.


Os resumos de trabalhos que agora apresentamos são resultado do VI Encontro de Iniciação Científica do Curso de Comunicação Social da Faculdade Sete de Setembro, realizados nos dias 25 e 26 de novembro de 2009 e, pela pluralidade de temas e perspectivas desenvolvidas, sentimos que a tarefa a que nos propomos foi realizada a contento. Agradecemos, dessa forma, aos alunos e alunas que participaram do evento, dos professores e professoras que orientaram os alunos, além dos professores da comissão avaliadora e membros do NUPECOM.


Fortaleza, 01 de fevereiro de 2010

Paulo Germano Barrozo de Albuquerque

Coordenador do Núcleo de Pesquisa em Comunicação





TRABALHOS


Sammia Ingreed Pereira Santos (sammia_santos@hotmail.com). FA7. [ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO INTEGRADA: UM DESAFIO NAS ORGANIZAÇÕES.] Orientador: Prof. Dr. Paulo Germano Barrozo de Albuquerque. Curso de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo.


O artigo elabora uma série de questões referente à comunicação organizacional que tem ocupado um espaço importante no mundo contemporâneo das organizações. Comunicação Integrada é um tema novo, organizado nos anos 80, data em que se tem um considerável número de obras que trabalham nessa temática. O estudo tem como base conceitos da pesquisadora Margarida Krohling Kunsch que trabalha a comunicação nas organizações. Sobretudo, é essencial iniciar esta temática levantando questões de cultura organizacional na formação de todo o processo comunicativo nas organizações. Compreendemos por Comunicação Integrada uma filosofia que estabelece visão holística de diversas construções em que são construídas nas organizações. Onde é formado por meio de uma conexão da comunicação institucional, interna, mercadológica e administrativa. Em que Margarida Kunsch defende como o Mix da comunicação.


Geórgia Ferreira Lopes Cavalcanti. (gflci@hotmail.com). FA7. [MANGÁS MODERNOS E SUA INTERAÇÃO COM A TURMA DA MÔNICA.] Orientador: Profª. Ana Paula Rabelo. Curso de Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda.


O presente trabalho visa a uma proposta de caracterização dos mangás brasileiros a partir da observação do comportamento textual do mangá proposto pelo Maurício de Sousa ao criar a “Turma da Mônica Jovem”. Para tanto será necessário um resgate histórico do surgimento e da consolidação deste gênero no Japão e no Brasil, bem como da caracterização do quadrinho brasileiro, com especial atenção à caracterização da Turma da Mônica criança. Também é objeto de estudo deste trabalho o processo de transição da turma criança à jovem, considerando as características individuais das personagens e as adaptações necessárias que o gênero precisou sofrer para atender ao novo público. O trabalho é concluído com a análise semiótica da diferenciação entre os dois tipos de mangás.



Bruna C. Folha Chacon (bubinha__@hotmail.com) e Amanda N. Martins Costa. FA7. [EXPLORAÇÃO DA IMAGEM DA MULHER: UMA ANALISE SEMIÓTICA DA CAMPANHA DA GRIFE RELISH.] Orientador: Profª. Ana Paula Rabelo. Curso de Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda.


O presente trabalho analisa semioticamente a campanha publicitária da rede de roupas americanas, grife Relish, realizada no Rio de Janeiro no ano de 2009. A campanha pretendia fazer um paralelo com o filme “Telma e Louise”. O produto final não estabeleceu a relação esperada, ou pelo menos a relação de associação imediata, gerando no público brasileiro sentimento de repulsa pela utilização evidente da mulher como objeto. Dada a complexidade da relação entre as imagens criadas e as sugeridas, utilizamos Pierce para compreender as mensagens icônicas e simbólicas construídas nesta campanha. O trabalho está organizado em duas partes: além da introdução, consta a apresentação do referencial teórico, com a caracterização da publicidade e dos conceitos de semiótica aqui utilizados; sendo a última parte, a conclusão.


Jair Melo de Oliveira (jairmelo.assecom@gmail.com). FA7. [JORNALISMO HUMANIZADO: UMA SAÍDA À OBJETIVIDADE JORNALÍSTICA DOS TEMPOS ATUAIS.] Orientador: Prof. Dr. Tiago Seixas Themudo.Curso de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo.


Este artigo tem como principal objetivo apresentar uma alternativa à prática atual exercida pelos meios de comunicação no Brasil, onde há a predominância do modelo “industrial” de produzir informação, porém, sem gerar reflexão ou fazer uma análise completa das minúcias envolvidas nos fatos. Para chegar à formulação das idéias aqui apresentadas, baseamo-nos em outras que fazem oposição às matérias de viés objetivo surgidas em décadas anteriores, como o “Novo Jornalismo”. Estudos de outras disciplinas ligadas ao campo das ciências humanas também contribuíram para a concretização desta nova proposta de conteúdo dos textos informativos nos tempos atuais. O “Jornalismo Humanizado” se materializa, por exemplo, através de narrativas em que a figura do ser humano é tida como o elemento principal da história, sejam personagens protagonistas ou meros figurantes das cenas descritas. O detalhamento, a “imersão” na psique dos atores sociais e a compreensão holística da realidade social em que o fato está inserido são algumas das características defendidas por essa nova forma de informar.



Karísia Kesia Bezerra de Sousa (karisiakesia@hotmail.com). FA7. [JORNALISMO ETNOGRÁFICO.] Orientador: Prof. Dr. Ismar Capistrano. Curso de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo.


Este trabalho visa apresentar e discutir os pontos mais pertinentes relativos ao processo de aplicação de métodos etnográficos na produção de conteúdos jornalísticos e no processo de compreensão das práticas profissionais. Trata-se, sobretudo, de uma análise da “Teoria” Etnográfica do Jornalismo e do Método de Pesquisa Etnográfico apresentados por Traquina, Pena e Franciscato. As possibilidades e dificuldades de aplicação do método nos mais diversos tipos de conteúdos também são discorridas neste artigo, bem como a contribuição da etnografia para a compreensão do Jornalismo.



José Ewerton David Dias Lopes. (david_diaslopes@hotmail.com). FA7. [O BRASIL COMO CONTEXTO.] Orientador: Prof. Dr. Tiago Seixas Themudo.Curso de Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda.


Segundo relatório do Banco Mundial divulgado em 18/12/2007, a nossa nação alcançou a sexta posição na economia mundial. O relatório analisou a economia de 146 nações. A analise tem como base os números das riquezas produzidas em todo o planeta no ano de 2005, quando o total foi de 55 trilhões de dólares. Aponta também que o mercado econômico da nossa nação corresponde a 50% da economia da América do Sul. A economia brasileira esta caminhando para mais altos índices de rentabilidade. Mas a que custos para a minha e a sua geração? Quero dizer com isso, o que eu, você, e nossos filhos estamos, e vamos ganhar com a rentabilidade da economia da nossa nação? Mais trabalho, com um salário injusto? Mais horas trabalhando, e menos dias de saúde para viver? Cada vez menos tempo para nossa família? A onde, como, com qual fiscalização esse dinheiro será aplicado?



Elton Jone de Mesquita Jorge (eltonjone@hotmail.com) e Miguel Anderson da Costa Ferreira. FA7. [ANÁLISE DOS JINGLES POLÍTICOS DAS CAMPANHAS PRESIDENCIAIS DE 2002 E 2006 DO PRESIDENTE LUIS INÁCIO LULA DE SILVA.] Orientador: Profª. Ana Paula Rabelo. Curso de Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda.


Neste artigo, será discutida a classificação de jingle político-eleitoral. A história inicial do jingle será mostrada, levantando-o enquanto meio de comunicação nas campanhas políticas em nosso país. A origem histórica e as definições de jingle institucional, jingle varejo e jingle promocional será situada. Serão destacadas as finalidades e características empíricas na mensagem publicitária e/ou campanha eleitoral. Evidencia-se que, a partir de um refrão simples e de curta duração, o objetivo do jingle é ser lembrado com facilidade. Serão analisadas aqui, partes importantes de uma amostra de jingles das eleições 2002 e 2006, da então Campanha Eleitoral do Presidente Luis Inácio Lula de Silva, discutindo os aspectos musicais e retóricos persuasivos.



André Victor Rodrigues Oliveira (andrevictor.ro@hotmail.com). FA7. [A FORMAÇÃO DE SUBGÊNEROS NO HEAVY METAL.] Orientador: Prof. Dr. Tiago Seixas Themudo.Curso de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo.


Este trabalho propõe uma análise sobre a formação de subgêneros (micro campos) no heavy metal, buscando apresentar as regras de autonomia que caracterizam o estilo dentro do campo artístico e que, por vezes, andam atreladas a um tradicionalismo radical. O que estas cisões, que surgem devido a particularidades estéticas, refletem dentro de um gênero em que há constante formação de fortes facções que exigem a “pureza” deste? Esta pesquisa procura esclarecer essa questão. Notoriamente, andarão atrelados a este artigo conceitos que tratam da autenticidade dentro do campo cultural, traçando uma teia tênue entre o público headbanger (fã de heavy metal), observando suas contradições quanto à concepção de “modismo” e seu incentivo ao desenvolvimento de estereótipos, e o seu gênero ovacionado, dissecando deste um pouco da história, o conceito de estilo underground (termo muitas vezes, como veremos no desenvolver do tema, utilizado erroneamente e de forma coagulada) e sua relação com as imposições do campo econômico.




Alan Regis Dantas (regisdantasdrogba@hotmail.com); Sâmila Braga Chaves (samilalindissima@hotmail.com). FA7. [V DE VINGANÇA: ANÁLISE SEMIÓTICA DO FILME DE ALAN MOORE E DAVID LLOYD] Orientador: Profª. Ms. Ana Paula Rabelo. Curso de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo.


O presente estudo realiza uma análise semiótica do filme de Alan Moore e David Lloyd, V de Vingança , utilizando como proposta teórica a perspectiva greimasiana de análise que prevê: manipulação, ação e sanção. Para tanto, o estudo apresenta a reconstrução da narrativa (narrativo, discursivo e fundamental), seguida da caracterização das personagens e da contextualização social para concluir sua análise entrelaçando dados das caracterizações sociais , das representações dos sujeitos no espaço social e da relevância destes na construção da trama, que se configura como, em dadas situações, um espetáculo Debordiano.



Cintia Barroso Capistrano (cintiabarroso@yahoo.com.br). FA7. [O LABIRINTO DO FAUNO: UMA PROPOSTA DE ANÁLISE SEMIÓTICA] Orientador: Profª. Ms. Ana Paula Rabelo. Curso de Comunicação Social com habilitação em publicidade e Propaganda.


O presente trabalho pretende apresentar uma análise semiótica do filme “O labirinto do Fauno”, que narra a história da Princesa Moanna a partir de sua fuga do mundo subterrâneo, sua transformação em humana passando a se chamar Ofélia. A narrativa paralela esboça os conflitos entre Fascistas e Guerrilheiros pela conquista do território das colinas. Ofélia se faz presente nas duas narrativas, na primeira deixando de ser princesa se tornando Ofélia e na segunda é coadjuvante, mas sofre com os conflitos entre os inimigos. Fauno é um ser do subterrâneo responsável por guiar a menina ao portal que divide os dois mundos. Antes de voltar ao subterrâneo, Ofélia precisa cumprir três provas para provar ao Fauno, que não perdeu sua essência. Depois de enfrentar as provas Ofélia morre, devido a um tiro, e Princesa Moanna volta ao subterrâneo. Para tanto utilizou como modelo a aplicação da proposta de análise greimasiana sugerida por MATTE (2005) que elabora um artigo sobre o filme “A história sem fim”. O presente estudo está organizado em quatro partes, além da introdução: apresentação das narrativas, imagens, características dos personagens e conclusões.




Miguel Anderson da Costa Ferreira (miguel_macfs@yahoo.com.br). FA7. [A INTERVENÇÃO DE OUTROS CAMPOS NO CAMPO DA CULTURA] Orientador: Prof. Dr. Tiago Seixas Themudo.Curso de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo.


Este trabalho Científico está sendo desenvolvido para melhorar os conhecimentos sobre cultura e verificar a cultura e seus determinados pontos relacionando- as com o cotidiano. Observando e destacando a importância da cultura e a intervenção de outros campos como: Econômico e Político no campo da cultura e da arte, tendo como fontes bibliográficas os textos ou as obras de Darcy Ribeiro e Pierre Bourdieu. Para contestar ou verificar as teorias de Bourdieu, faz-se necessário uma série de pesquisas acadêmicas e visitas ao centros de cultura. Para facilitar a compreenção da teoria do autor citado, é necessário aplicação de questionários, entrevistas com diretor de museu e principalmente a opinião dos idealizadores da arte. O local escolhido foi o Museu de Arte Contemporânea do Ceará ( localizado do Dragão do Mar). O artigo em desenvolviemnto tem também como compromisso a observação e principalmente a verificação dos campos e suas diversas facetas, quando o assunto é cultura. Serve também para entendermos como a infuência de outros campos colabora para a matança cultural e a quebra de padrões estéticos.




Rebeca Alves Conrado (rebeca.conrado@gmail.com). FA7. [O Twitter e o Jornal O POVO] Orientador: Profª Alessandra Marques.Curso de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo.


Estamos vivendo em uma época em que as redes sociais, se tornaram um meio de socibialização. Dentro desse aumento dos usúarios as empresas de comunicação perceberam que a possibilidade de difusão das informações através desses redes, poderia atrair mais ; usuários. Meu trabalho se baseiano estudo de um dessas redes sociais: O twitter. Analisarei como esse meio vem auxiliando na difusão das notícias do jornal O POVO.




Maria Carissa Duarte Cruz (carissa_cruz@hotmail.com). FA7. [A INTERATIVIDADE NO TELEJORNAL CETV (1ª EDIÇÃO).] Orientador: Profª Ana Rita Fontelles. Curso de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo.


O presente trabalho sobre "A interatividade no telejornal CETV (1ª edição)irá abordar o novo formato do telejornal, em relação à interatividade com os telespectadores e até entre os apresentadores.Iremos ter como foco do trabalho a análise do telejornal que está mais voltado para o jornalismo comunitário e também a questão da reação d telespectador em relação a esse novo formato.O trabalho pretende mostrar os pontos positivos e negativos sobre essa nova tendência de jornalismo comunitário que está se tornando presente nos telejornais locais.




José Elieudo Nascimento de Sousa (joselieudo@yahoo.com.br). FA7. [O EMOCIONAL O RACIONAL: O SITE DA NATURA.] Orientador: Prof. Paulo Germano Barrozo de Albuquerque. Curso de Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda.


Atualmente a mídia vem dando maior destaque as questões sociais e ecológicas. Nunca se falou tanto em aquecimento global e suas conseqüências para o planeta. Há na sociedade uma crescente preocupação com as condições climáticas da terra. As empresas, percebendo essa preocupação, começam a explorar o mercado de produtos ecologicamente corretos ou que têm menor impacto ambiental. A Natura Cosméticos possui como principal apelo a interação do homem com a natureza. Nesse tocante, convém analisar o tipo de discurso e argumentações que a empresa utiliza para tratar o assunto com seu consumidor. Será feita então, uma análise da comunicação veiculada pela Natura em seu sítio na internet. O objetivo da análise é identificar o tipo de discurso: emotivo, racional ou misto. Assim como, os argumentos utilizados para repassar a preocupação da empresa com o meio ambiente. Utilizaremos nessa pesquisa obras como o “Tratado da Argumentação” de Chaim Perelman e “A Evolução do Texto Publicitário” de João Anzanello Carrascoza como fundamentação teórica. Pretende-se, dessa forma, identificar ou não a adequação dos propósitos da empresa e a utilização dos argumentos presentes em seu discurso.


Helainne Machado Leitão (helainne00@yahoo.com.br). FA7. [ESTUDO SOBRE A MUDANÇA DE POSICIONAMENTO DA HANDARA] Orientador: Prof. Paulo Germano Barrozo de Albuquerque. Curso de Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda.


O objetivo geral desse trabalho é identificar as razões de mudança de posicionamento da Handara que aconteceu em 2006 onde ela inicialmente começou no segmento sportswear. Acompanhando as mudanças de mercado, no final da década passada, a Handara redefine o seu foco, passando a atuar no segmento jeans wear, especializando-se em calças e afins. Através dele vamos estudar e compreender o campo da moda, particularmente a efemeridade do mesmo. Vamos comparar e analisar as revistas que se encontram no site no anos de 2006 até 2009 que foi o período das mudanças. Temos como objetivos específicos compreender o campo da moda particularmente a efemeridade, também analisaremos os conceitos de segmentação e posicionamento de marketing, verificaremos as estratégias de comunicação utilizada pela Handara no seu processo de reposicionamento. Na metodologia vamos abordar os seguintes: pesquisa no site analisando as revistas virtuais para perceber as principais mudanças, investigar os proprietários e estilistas através de entrevistas, analisaremos o conjunto de estratégias utilizadas na comunicação e por fim vamos verificar a percepção dos consumidores ou das sacoleiras. Na bibliografia utilizaremos livros como O império do efêmero de Gilles Lipovetsky, A felicidade paradoxal de Gilles Lipovetsky, Teoria de moda: sociedade, imagem e consumo de Mara Rubia Sant’Anna, e outros sobre marketing e comunicação.




Luana Santana Magalhães (luanasmagalhaes@hotmail.com). FA7. [A CONSTRUÇÃO DA IMAGEM E DO DISCURSO DO CANDIDATO LULA NA PROPANGADA POLÍTICA ELEITORAL: UMA COMPARAÇÃO ENTRE AS ELEIÇÕES DE 1989 E 2002] Orientador: Prof. Paulo Germano Barrozo de Albuquerque. Curso de Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda.


Partindo do pressuposto de que vivemos em tempos de uma “sociedade da informação e do espetáculo”, nosso estudo visa compreender as alterações ocorridas no discurso da propaganda política a partir da influência do campo do marketing político. Assim, este trabalho se debruçará sobre o assunto com o fito de desmistificar certas controvérsias, tais como se houve ou não mudanças na estrutura de discurso do candidato Luís Inácio Lula da Silva entre as campanhas de 1989 e 2002. Nossa hipótese é de que inicialmente o candidato se utilizou de um discurso ideológico baseado na idéia de conflito entre esquerda e direita, para em 2002 se utilizar de um discurso onde o eleitor é visto como um consumidor e o político é um produto, adotando o tom da conciliação “Lulinha Paz e Amor”, e de que tal alteração foi um dos fatores responsáveis por sua vitória no pleito de 2002. Para tanto, analisaremos material bibliográfico acerca do marketing político, teorias da comunicação, e também material audiovisual (filmes assim como matérias jornalísticas na TV e na internet) e os materiais eleitorais utilizados nas campanhas de 1989 e 2002.




Karísia Kesia Bezerra de Sousa (karisiakesia@hotmail.com). FA7. [ANÁLISE DO FOLHA CORRIDA E A INFLUÊNCIA DOS CRITÉRIOS DE NOTICIABILIDADE] Orientador: Prof Edgard Patrício. Curso de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo.


Este trabalho visa apresentar e discutir os pontos mais pertinentes relativos à produção do Folha Corrida, publicação semestral, produzida pelos alunos da disciplina de Jornal Laboratório ministrada pelo professor Edgard Patrício, da Faculdade 7 de Setembro. O artigo apresenta as perspectivas dos jornalismos humanizado, investigativo e contextualizado aplicados à produção do Folha Corrida, bem como o embasamento teórico no qual se referencia a publicação. Análises a cerca do conteúdo veiculado também são apresentadas neste artigo.




Miquéias de Moura Mesquita (miqueias.mesquita@gmail.com). FA7. [EXEMPLOS DA INFLUÊNCIA DO MERCADO NAS PRODUÇÕES MUSICAIS NA TELEVISÃO] Orientador: Prof. Dr. Tiago Seixas Themudo.Curso de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo.


Este artigo buscará analisar a estrutura de programas de concursos musicais ou quadros de alguns programas de televisão que tem como intuito a escolha de artistas musicais ou banda musicais através da crítica de jurados especialistas em produções musicais e a crítica do público telespectador. Essa análise buscará revelar, baseada em obras do sociólogo francês Pierre Bourdieu, antropólogo brasileiro Darcy Ribeiro e a pesquisadora taiwanesa Chin-Tao Wu, a influência do mercado nas produções artísticas sendo exemplificada em tais concursos de programas televisivos, que transformam artistas com suas personalidade em artistas com um perfil comercial. Mostrará, também a trajetória de alguns dos vencedores de tais concursos, abordando sua “comercialização”, revelando que o resultado é, muitas vezes, oposto ao esperado, em que muitos não se tornam artistas de grande repercussão comercial.




Romenik Tiago Queiroz Araujo (romenikqueiroz@hotmail.com) FA7. [O PERFIL PSICOSSOCIAL DO HOMEM PÓS-MODERNO] Orientador: Prof. Paulo Germano Barrozo de Albuquerque. Curso de Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda.


Este trabalho é consequência de uma pesquisa de monografia e propõe analisar o homem contemporâneo inserido na sociedade de consumo massificado. Ainda, discute os diferentes encantamentos que as mercadorias obtiveram ao longo do desenrolar capitalista. Faremos uma análise da mercadoria e seu processo de desmaterialização até atingir o campo subjetivo dos estilos de vida. Levantaremos uma discussão referente ao perfil psicológico dos indivíduos e sua fragilidade crítica perante às informações publicitárias. Para isso, será presente em nosso trabalho o conceito unidimensional de Marcuse, isto para melhor compreendermos o perfil psicossocial do homem contemporâneo.




Natália Ribeiro de Carvalho Almeida (nataliaribeiroalmeida@hotmail.com) FA7 [SUBORDINAÇÃO DA CULTURA NA CONTEMPORANEIDADE] Orientador: Prof. Dr. Tiago Seixas Themudo.Curso de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo.


Este artigo busca refletir sobre a submissão do campo cultural às forças corporativas dentro da lógica do neoliberalismo. Em uma sociedade repleta de campos de consistências diferentes, a lógica do mercado coloca em risco o processo de autonomização, conduzindo, no caso específico da arte, a subordinação do trabalho criador à produção repetitiva e a apropriação artística regulada por interesses empresariais. Pondo em discussão a restrição de pertencer ao campo cultural apenas com a condição de ter pertinência econômica, este trabalho questiona a autonomia no plano artístico, posicionamento do artista com sua obra na inter-relação com a influência empresarial.




Ana Beatriz Silva Rodrigues (beatriz.rodriguez@gmail.com) FA7 [COLABARAÇÃO DA RELIGIÃO NO DESENVOLVIMENTO DA CULTURA] Orientador: Prof. Dr. Tiago Seixas Themudo. Curso de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo.


O artigo abordará a religião como forma de fornecer a cultura para os cidadãos. De como as duas podem caminhar juntas na formação do intelecto no individou, sem formar um ser religiosos, mas consciente do que acontece no mundo como um todo. Pois quase sempre, que tocamos no assunto religião, acabamos por criando um preconceito e definindo como religiosa a pessoal que se envolva com tal. Mas se bem lembrarmos,a historia é marcada por grandes homens que vivam religião, que não era aculturados, e sim conhecedores de um leis,experimentos,alquimias, etc.

A idéia base é de tentar, através de um conversa, mostrar como a cultura e a religião formam bases de iniciativas educacionais.




Camila Stephane Cardoso Sousa (camilastephane@gmail.com) FA7 [“PELOS MOMENTOS AUSENTES”: DEDICATÓRIAS E AGRADECIMENTOS FEMININOS DE TRABALHOS ACADÊMICOS] Orientador: Profa. Dra. Sandra Maia-Vasconcelos (UFC). Curso de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo.


A presente pesquisa tem por objetivo analisar a construção do autor feminino, considerando-se a estrutura de dedicatórias e agradecimentos como divergentes daquela apresentada no corpo textual de monografias, dissertações e teses, possuindo, portanto, outra função sociocomunicativa. O interesse é perceber que, diferente da proposta de manuais de Metodologia do Trabalho Científico (LAKATOS & MARCONI, 2009; BEAUD, 1996; FERREIRA, 1994), dedicatórias e agradecimentos são gêneros discursivos, visto que possibilitam a construção de intenções sociocomunicativas e representações socioculturais. Baseamo-nos para isso nos estudos sobre autoria de Barthes (2004) e Foucault (2008), nas pesquisas acerca de gênero discursivo de Marcuschi (2008) e de gênero social de Butler (2008). Foram coletados 150 dedicatórias e agradecimentos de monografias, dissertações e teses femininos publicados no período de 1998 a 2008 em instituições acadêmicas de todo o território nacional, abrangendo as áreas de Ciências Humanas, Biológicas e Exatas. Nossos resultados apontam que os agradecimentos e as dedicatórias dão bases para a representação de um autor feminino que se insere ali não só como pesquisador, mas também como mãe, esposa, filha, assumindo papéis ligados à afetividade e marcados socialmente segundo relações de poder reiteradas pelo próprio autor do trabalho acadêmico.


Francisco de Assis Camurça Viana (diassiscamurca@gmail.com) FA7 [COMUNICAÇÃO INTERNA: ESTUDO DE CASOS SOBRE O JORNAL MURAL DA UNIMED FORTALEZA] Orientador: Profa. Alessandra Marques. Curso de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo.


Trabalhar para o crescimento da imagem ou mesmo a marca da empresa é atividade de suma importante para que a instituição sobreviva em meio à grande concorrência de mercado que temos atualmente. Para consolidar esta atividade um dos principais pontos que a corporação deve trabalhar é a comunicação com os colaboradores. É necessário transformar seus os funcionários em verdadeiros “embaixadores” da boa vontade e novidades da empresa. A Comunicação Interna corresponde às interações, os processos de troca, os relacionamentos dentro de uma empresa. Essa comunicação é responsável por fazer circular as informações, o conhecimento, de forma verticalmente, ou seja, da direção para os níveis subordinados; e horizontalmente, entre os empregados de mesmo nível de subordinação. Este trabalho trata da importância da Comunicação Interna para as corporações, as estratégias usadas por ela pra o bom relacionamento com seus colaboradores, e a eficiência da comunicação para com o público interno. O objetivo deste trabalho é apresentar a idéia de comunicação nas corporações, identificando a importância da atividade para as empresas e seus colaboradores. Em seguida analisar o trabalho da comunicação interna na Unimed Fortaleza através de um dos veículos de comunicação da atividade, o Jornal Mural. Identificar a eficácia da comunicação interna no cotidiano dos colaboradores por meio de questionário realizado com os funcionários. Perceber a estratégia como atividade de desenvolvimento para a empresa. A Comunicação Interna reforça a instrução profissional, auxilia a performance da área de Recursos Humanos (RH), serve como ferramenta de endomarketing, além de desenvolver talentos e fortalecer o vínculo do colaborador com a Unimed Fortaleza. O planejamento de comunicação evita na Cooperativa desvios de informação, cria uma cadeia de responsabilidades e capacita o colaborador como um multiplicador consciente dos princípios e dos objetivos da empresa. Mesmo com tal importância o tema ainda não tem sido muito estudado por profissionais da área, nem estudantes. A tentativa é de identificar novas estratégias e realizar o estudo sobre o assunto é importante para abrangência do tema em meio acadêmico.



Jaciára Lima Rodrigues (jaciaralimarodrigues@hotmail.com) FA7 [Uma resistência inexistente] Orientador: Prof. Dr. Tiago Seixas Themudo. Curso de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo.


Este trabalho tem como objetivo mostrar, se o Centro Cultural do Bom Jardim, localizado na periferia da cidade de Fortaleza, sofre interferências de campos externos, especificamente em duas artes desenvolvidas no local, a dança e o teatro. De que forma esses campos (campos econômicos e político) influenciam na escolha dos espetáculos, na criação, na divulgação da cultura. Questões referentes, à submissão da cultura ao meio econômico, já que a arte deveria ser livre para criar, mas como e porque acabam que seguindo linhas estéticas atrativas para entrar no circuito mercadológico, até que ponto esses interesses financeiros e comerciais interferem na criação artística, dessa forma fazendo com que o campo artístico perca assim a sua autonomia. Ou se o Centro Cultural está isento ou tenta não se subordinar a esse esquema capitalista, se essa preocupação em levar uma arte livre. Com isso, este trabalho utilizara conceitos de Pierre Bourdieu e Chin-Tao Wu para explica como o campo artístico acaba sofrendo interferências dos campos econômicos e político.




Fernando Moreira Falcão Neto e Lucianny da Silva Mota (feernandofalcao@hotmail.com) FA7 [ANÁLISE SEMIÓTICA DA SIGNIFICAÇÃO DA TEMPORALIZAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO DOS PERSONAGENS NO FILME “MÁ EDUCAÇÃO” DO CINEASTA PEDRO ALMODÓVAR] Orientador: Profª. Ms. Ana Paula Rabelo. Curso de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo.


O presente trabalho se propõe a analisar semioticamente o filme “Má educação”, do cineasta espanhol Pedro Almodóvar. Dispondo da fundamentação teórico-metodológica da narrativa greimasiana, ou seja, a “Teoria de Significação” que manifesta sua funcionalidade nos oferecendo mecanismos válidos para o exercício da leitura, interpretação, exploração e desconstrução de sentido. Através do corpus analisado, buscamos identificar os elementos pertinentes a camada ao nível narrativo de abstração estabelecido por A. J. Greimas.




Bruno Parente Correia Mota (brunopcmota@hotmail.com) FA7 [CRÔNICA: A LINHA TÊNUE ENTRE LITERATURA E JORNALISMO] Orientador: Profª. Ms. Ana Paula Rabelo. Curso de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo.


O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de caracterização da crônica brasileira, explorando a análise da “crônica geral” (cf. BELTRÃO, 1980). Para tanto, foram enunciadas, aqui: a definição do gênero textual (BAKTHIN, 2006), com a exposição de suas características gerais e possíveis classificações, resgate histórico do surgimento deste gênero (RÓNAI apud MELO, 2003), classificação e caracterização da estrutura textual (cf. BELTRÃO, 1980), para culminar com a análise do estilo de escrita de um autor e de uma obra sua.

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